Método de análise de conteúdo com categorização apriorística baseada na Teoria da Ação Planejada: uma avaliação da adoção de práticas conservacionistas de recursos hídricos

Francisco Eduardo de Castro Rocha, Maria Quitéria dos Santos Marcelino, Sayuri Mendes Kishi, Juaci Vitória Malaquias

Resumo


Apresenta-se neste estudo o método de análise de conteúdo com categorização aprioristica baseada na Teoria da Ação Planejada e a sua aplicação na avaliação de práticas conservacionistas de recursos hídricos na agricultura. Os procedimentos de análise propostos envolvem nove passos, desde a escolha do tema, elaboração de questionário, análise de conteúdo, cruzamento de dados, até a apresentação de inferências. A avaliação foi realizada com base no discurso de 47 agricultores do DF sobre o uso da água. Um questionário semi-estruturado foi elaborado e aplicado individualmente na forma de entrevista. Verificou-se uma maior freqüência na Percepção de Controle no discurso dos entrevistados, em termos de crenças identificadas, para as quatro das cinco variáveis comportamentais que compõem o uso sustentável da água na agricultura. Essas variáveis são: Preservação/recuperação de nascentes; Conservação/recuperação de matas de galerias/ciliares; Uso racional da água na agricultura; Manejo e conservação do solo. A categoria mais representativa do modelo foi a Atitude em relação a quinta variável comportamental, Gestão de Resíduos, especificamente no que diz respeito ao uso de agrotóxicos. A variável Preservação/recuperação de nascentes apresentou grande concentração de crenças em relação à Percepção de Controle e Norma Subjetiva. Isso indica que as quatro primeiras variáveis são passíveis de serem influenciadas por meio de algum tipo de intervenção técnica ou programa de política pública. Diferente dessas, a quinta Variável (Gestão de Resíduos) deve ser empregada fazendo-se uso de tecnologias relacionadas ao uso de agrotóxicos mais desenvolvidas e adaptadas.

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