COMPARAÇÃO DE MODELOS DE CRESCIMENTO EM ALTURA DE DUAS ESPÉCIES DE EUCALIPTO EM SISTEMAS AGROSSILVIPASTORIS

Sebastião Pires Moraes Neto, Karina Pulrolnik, Lourival Vilela, Roberto Guimarães Júnior, Robélio Leandro Marchão, Giovana Alcantara Maciel, Priscila Oliveira

Resumo


A modelagem do crescimento em altura de árvores dá subsídios de qualidade de sítio e estimativa de volume para planejamento, ordenamento e uso da madeira. O presente trabalho teve como objetivo verificar dentre três modelos de crescimento em altura, quais que se adaptam melhor para o híbrido Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis, em dois tipos de sistemas ou arranjos agrossilvipastoris, e Eucalyptus cloeziana em um tipo de arranjo agrossilvipastoril. Testou-se um modelo semilogarítmico, um modelo exponencial e um modelo de Weibull, onde os dois primeiros são lineares e o último não linear. Para os três arranjos testados, o modelo de Weibull mostrou-se mais eficiente, ou seja, os dados observados foram melhor ajustados neste modelo em comparação com os outros dois.

Termos para indexação: Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis, Eucalyptus cloeziana, altura dominante, estatística de ajuste e precisão, resíduos percentuais.